Quem Somos

Criada em 1990, através do Contrato Programa celebrado entre o então Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional (GETAP) e a Câmara Municipal de Barcelos, a Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos nasceu para satisfazer a procura social de profissionalização e integração no mercado de trabalho.

A ETG, no âmbito da sua actividade educativa e formativa, tem assumido um papel de destaque na região onde se insere, ao contribuir para o seu desenvolvimento económico, social e cultural.

O reconhecimento do seu trabalho junto da comunidade local, em prol do progresso de Barcelos, mede-se pela elevada taxa de empregabilidade que a ETG apresenta e pela procura crescente dos cursos que ministra.

A qualidade dos cursos é garantida pelo corpo docente qualificado, a quem exigimos um elevado nível de competência, clareza e actualização bem como a frequência de acções de formação contínua. No nosso conjunto de professores temos a preocupação de incluir docentes que se destacam, ainda, pela sua relevante experiência profissional, enriquecendo a formação académica dos alunos.

Missão

Apostar num corpo docente com profissionais de qualidade e dar uma melhor resposta às necessidades do mercado, preparando o corpo discente para uma atividade profissional exigente e socialmente responsável.

Visão

Ser uma referência na Educação e Formação Profissional,
com vista nos valores humanos e uma aposta num ensino de qualidade.

Valores

Uma política com mais proximidade com os discentes;
Incentivo o espírito crítico;
Transmissão de valores humanos e sociais;
Incutir rigor, responsabilidade e profissionalismo nos projetos desenvolvidos

Instalações

BIBLIOTECA

Equipamentos

A biblioteca para além de um lugar sempre à disposição dos alunos, e uma vasta bibliografia técnica, encontra-se equipada com 8 computadores Desktop e um (1) dispositivo de impressão Xerox.

AUDITÓRIO

Equipamentos

O auditório escolar encontra-se devidamente equipado considerando a sua utilização em apresentações de PAP, conferências, palestras, entre outras atividades que careçam de grande aglomerado de pessoas e com teor educativo e/ou específico.

LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA

Equipamentos

O laboratório de fotografia é o local mais técnico e dedicado inerente às áreas de formação. Destaca-se, portanto, das demais salas/infraestruturas dedicadas devido às suas condições físicas e térmicas. Estas características devem-se ao facto da presença quer de equipamentos fotossensíveis, quer à presença e armazenamento de químicos associados ao trabalho de laboratório.

SALAS DEDICADAS

Equipamentos

As salas dedicadas são salas montadas e equipadas especificamente e de acordo com as áreas de formação consideradas na nossa oferta.
Neste sentido, apresentamos salas dedicadas para a área de Fotografia, Design Gráfico, e Design de Moda.

REFEITÓRIO

Equipamentos

O refeitório possui uma cozinha devidamente equipada, para proporcionar todas as condições necessárias à confecção de refeições para toda a comunidade escolar, cumprindo assim os horários estipulados para as refeições.
Outrossim, o mesmo possui capacidade para 100 lugares sentados, abrangendo assim toda a comunidade escolar.

SALAS DE AULA

Equipamentos

As salas de aula estão preparadas para conter turmas com cerca de 20 alunos, proporcionando as condições de ensino e espaço necessárias para cada aluno. As mesas encontram-se equipadas com um computador desktop e um projetor, permitindo ao professor lecionar de modo mais dinâmico e mais explicativo.

Edifício - ETG
Edifício – ETG

SOBRE O EDIFÍCIO

Pequenas referências sobre o espaço

Edifício entrou em funcionamento em 29/03/2000 e foi construído com apoio do FEDER Prodep e Câmara Municipal de Barcelos. Foi inaugurado pelo Ministro da Educação, Augusto Santos Silva no dia 7 de dezembro de 2000, sendo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos Fernando Ribeiro dos Reis.

Para além das infraestruturas supracitadas, o edifício/instalações da ETG dispões ainda de várias áreas externas e verde, promovendo assim o convívio e interação de todos os alunos.
Considera-se importante a existência destes espaços, não apenas pelos motivos referidos, mas também como recurso para transmitir valores relativos à conservação e respeito, quer pelo meio ambiente, quer por aquilo que pertence a todos, contando sempre com a presença de uma componente cívica e de integração na sociedade atual.